Situação do coronavírus em Praga e na República Tcheca

Coronavírus na República Tcheca

A situação do coronavírus em Praga e na República Tcheca é péssima. O país está em Estado de Emergência, pela segunda vez no ano, e está em lockdown desde as 6h da manhã de 22 de outubro de 2020.

O lockdown está previsto para durar até o dia 3 de novembro de 2020, podendo ser prorrogado, aliviado ou endurecido depois disso. (Dica: deve ser prorrogado.)

As fronteiras seguem abertas, mas não é permitida a entrada de turistas a passeio. Podem entrar turistas apenas para visitas a familiares, para casamentos, funerais, tratamento médico e negócios.

Os movimentos dentro da cidade estão limitados ao básico, e a maioria do comércio e dos serviços está fechada, assim como as atrações turísticas. Restaurantes estão oferecendo pratos apenas para levar, enquanto hotéis estão com portas fechadas.

Desde 28 de outubro, é proibido sair de casa entre 21h e 5h.

Segundo o governo, “é difícil que medidas duras estejam em vigor em dezembro”. Mas, no verão, o mesmo governo disse que “não haverá mais medidas generalizadas no país”, e cá estamos nós fechados de novo. Então não confie muito nessa previsão.

Obrigatoriedade do uso de máscaras

É obrigatório usar máscaras proteção para nariz e boca em ambientes públicos fechadas e até mesmo na rua e em carros, se você estiver com pessoas que não moram com você.

Devo adiar minha viagem para Praga e para a República Tcheca?

Sim, se ela for até a metade de novembro.

Para viagens após isso, se você for morador de países da União Europeia, até dá para manter os planos, mas vale ficar de olho em qualquer mudança e também é bom começar a se acostumar com a ideia de adiar tudo.

Se você for morador de algum outro país, é melhor esquecer 2020 e pensar em 2021.

Para moradores do Brasil, infelizmente as previsões são péssimas. Minha dica é: comece a tratar do adiamento da sua viagem para 2021.

Mude tudo que puder ser modificado gratuitamente.

Se a sua companhia aérea ainda não tiver liberado remarcações sem multa, tente convencê-la ou verifique a situação todos os dias, até que algo mude por parte dela. Infelizmente, poucas empresas do ramo estão sendo compreensivas com seus clientes, desconsiderando o estresse que essa incerteza causa.

Se precisar de alguma informação oficial para justificar seu adiamento, utilize o site IATA Travel Centre ou o site do Ministério do Interior da República Tcheca, no link chamado Conditions for entry of persons to the territory of the Czech Republic (um arquivo PDF). Verifique a data de emissão do PDF, para ter certeza de que ele é mais ou menos recente. Todas estas fontes estão em inglês.

(A IATA é a Associação Internacional de Transportes Aéreos. O IATA Travel Centre é a fonte oficial da associação referente a restrições de entrada nos países.)

Ao mesmo tempo, fique de olho na situação do coronavírus em Praga e na República Tcheca. Se houver novas medidas oficiais que impeçam a sua viagem, as remarcações ficam mais fáceis (ou menos difíceis).

Para informações atualizadas com mais frequência siga o Insider Praga no Instagram. Estou atualizando as informações no destaques CORONA.

¿Quieres consejos sobre Praga en español? Haz clic aquí para leer De viaje a Praga.

18 comentários em “Situação do coronavírus em Praga e na República Tcheca”

  1. Oi Gabe, eu estou com uma oferta de trabalho para Ostrava que não ira me fornecer visto pelos próximos meses. Estou na Alemanha com visto de turista, entrei dia 20 de novembro então posso ficar mais 2 meses e meio. A companhia sugeriu me pegar de carro em Dresden para entrar na Republica Tcheca sem passar pela imigração. Nao sei se eles estão controlando e tenho medo de isso dar errado para mim. Você tem ideia se estão controlando as fronteiras terrestres da Alemanha?
    Agradeço desde já!

    1. Oi, Ivan.
      Infelizmente não sei como está sendo o controle nas fronteiras.
      A melhor fonte de informações para você é a sua empresa mesmo. Peça garantias de que a sua situação aqui não terá nenhuma ilegalidade.
      Boa sorte!

    1. Olá, Bruno. Boa noite. Tudo bem?
      Sugiro que você leia o PDF indicado no site do Ministério do Interior da República Tcheca.
      As informações oficiais estão ali e apenas ali.
      Boa sorte.

  2. Olá Gabe, pode me ajudar?
    Estou marcando uma ida à Praga em janeiro de 2021. Eu gostaria de esquiar e recebi ótimar recomendações, porém somos brasileiros e eu não sei se estão permitindo a entrada para o turismo.

  3. Olá Gabe!
    Eu e meu marido somos brasileiros mas vivemos na Alemanha há algum tempo, estamos com planos de passar o Réveillon em Praga, reservei o Airbnb, porém estou com receio ainda de comprar as passagens, vamos via aérea. O que vc aconselha? Acha que até lá às coisas estarão um pouco melhor ou acha melhor cancelar? Obrigada desde já.

    1. Oi, Julianna!

      Essa sua pergunta pede uma resposta extremamente pessoal, porque cada um decide o quanto quer e pode arriscar nos seus investimentos de viagem. Então minha resposta vai ser assim ok? 😉

      Eu, pessoalmente, não compraria passagem aérea para vir para cá, porque não acredito que as coisas melhorem o suficiente até o fim do ano.

      Pelas projeções do governo tcheco, ainda teremos alguns milhares de novos casos de covid-19 em dezembro, o que significa que a Alemanha pode continuar com as exigências de testes ou de quarentena para quem chega da Rep. Tcheca.

      Aliás, esse é o principal motivo: vocês estão dispostos a fazer testes quando retornarem?

      Se estiverem, recomendo fortemente: só compre passagens aéreas 100% reembolsáveis ou, no mínimo, com opção de troca sem multa.

      Desculpe se joguei um balde de água fria nos seus planos, mas essa é a minha visão de como estão e estarão as coisas aqui – e eu não mentiria para vocês de forma alguma.

      Se, ainda assim, vocês vierem e precisarem de alguma ajuda turística, lembrem-se do meu serviço Amigo em Praga. 😉

      Abraço!

  4. Olá Gabe, ótima informação.
    Porém, meu caso é diferente, eu e minha filha somos brasileiras e meu marido Italiano, estamos no Brasil, ele é jogador e esta indo para a Rep Tcheca, estou na dúvida se posso entrar com ele ou se seremos barradas, porém podemos ter documentos do clube dizendo que vamos MORAR lá, e não será turismo, acho que expliquei direito rs, o que você me diz? Será que eu consigo entrar c minha filha?

    1. Oi, Paula. Boa tarde.

      Infelizmente, eu não tenho como dar uma informação com 100% de certeza para você, porque é tudo muito complicado, muda de uma hora para outra e o seu assunto não é turismo, é imigração (área que não é meu foco, logo eu não fico atento à ela).

      Sendo assim, sugiro que você pergunte na embaixada da República Tcheca em Brasília ou no consulado em São Paulo. Você encontra os contatos no link que está no post.

      Boa sorte!

  5. Olá, estou na itália desde o dia 03 de fevereiro, sou casado com documentos ok, tenho visto de 05 anos mas ainda n tenho a residência, neste caso terei problemas p entrar?

    1. Boa tarde, Theo!

      Em teoria, na data em que escrevo esta mensagem, você entra.

      Mas tudo pode mudar a qualquer momento, então recomendo fortemente que você vá no link indicado acima e busque informações na embaixada ou no consulado da República Tcheca na sua região.

      E depois, o mais próximo possível da sua viagem, confirme novamente.

      Abraço.

  6. Olá, ótimo texto sobre a situação Tcheca.
    Gostaria de visitar a Rep. Tcheca na próxima semana, estou no Reino Unido faz 2 semanas, neste caso, eu poderia entrar no país?

    Abraços!

    1. Oi, Igor!
      Se você já estiver liberado para circular no Reino Unido e se nada mudar nos próximos dias, sim, a princípio, você poderá entrar.
      De qualquer maneira, recomendo que você entre em contato com a embaixada da Republica Tcheca por aí e confirme mais perto da viagem, porque estamos lidando com burocracia – e, você sabe, burocracia é um negócio complicado que frequentemente é contraditório ou muda.
      Abraço!

  7. Gabe, obrigada por sempre nos dar informações úteis e atualizadas. Tenho acompanhado a situação da República Tcheca pelo seu site, mesmo sabendo que vai demorar pra gente que mora no Brasil poder viajar.
    Uma curiosidade,ver vc puder responder… Como está Praga, em pleno verão, quase sem turistas?
    Obrigada!
    Abs.

    1. Oi, Leo!
      Na verdade, Praga não está “quase sem turistas”.
      Comparando com o que deveria haver aqui nesta época, são muito menos pessoas, claro. Mas o cenário está longe de ser considerado sem turistas. Há movimento por toda parte e até lugares cheios, porque já há turismo na Europa e há muitos tchecos viajando por aqui também.
      =)
      Abraço e cuide-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.